A Garantia Legal, prevista no Código de Defesa do Consumidor, é de 90 (noventa) dias a partir da data dacompra, e cobre defeitos de fabricação e vícios do produto adquirido. Na impossibilidade de reparar a peça, o cliente poderá escolher dentre as opções previstas no parágrafo primeiro do artigo 18 do CDC, ou, ainda, a utilização do crédito como parte do pagamento de outra peça de valor superior;

OBS.: Excluem-se da garantia acima avarias decorrentes de quedas, uso inadequado, acidentes de qualquer natureza e contato com agentes químicos que possam causar danos aos materiais de sua joia. Por essa razão, pedimos que leia atentamente as regras abaixo, referentes aos cuidados especiais necessários com a sua joia.

CUIDADOS ESPECIAIS

Como o ouro é um metal nobre e macio, movimentos repetitivos, como montar e desmontar acessórios através do gancho, podem causar a perda da pressão ou até a quebra do gancho, sendo assim em hipótese nenhuma o gancho deve ser forçado ou ser aberto mais que o necessário para passar a argola.

Joias podem ser danificadas por produtos químicos, sabonetes, golpes fortes ou fricção intensa. Evite dormir com suas joias, usá-las em tarefas domésticas, banhos de piscina e mar, e lembre-se de retirar os anéis ao lavar as mãos;

Pedras, pérolas e metais têm diferentes graus de dureza e podem arranhar. Guarde as suas joias separadamente e tenha cuidado com o contato das joias com outros objetos quando as estiver usando;

Evite o contato das suas joias com perfumes, spray de cabelo, shampoo, protetor solar e autobronzeador;

CUIDADOS COM SUA JOIA

Feitas artesanalmente com materiais nobres e delicados, como ouro e pedras preciosas, as joias merecem alguns cuidados especiais para que permaneçam bonitas ao longo do tempo. Veja aqui alguns cuidados recomendados:

A umidade é uma das inimigas das joias, podendo comprometer a cor e o brilho de sua superfície.

No geral, a umidade pode acelerar o processo natural de oxidação do metal precioso e, nesse caso, a liga perde o brilho ou fica mais escura.

Por isso, o ideal é manter suas joias longe da água, evitando tomar banho ou entrar no mar e na piscina com elas. Na hora de lavar as mãos, também é recomendável retirar os anéis para não danificá-los. Se acontecer de molhá-los, procure secar bem imediatamente para minimizar o contato do metal com a umidade e manter tudo sob controle.

Atenção, também, ao guardar suas joias. É preciso mantê-las em um local limpo, seco e com pouca iluminação. Por isso, nada de guarda-las dentro do banheiro. Uma dica valiosa é organizá-las em estojos com divisórias ou envolvê-las em um tecido macio (flanela ou veludo) e guardá-las dentro de uma gaveta ou em uma porta-joias adequado.

Ouro
Este admirado metal nobre é formado por uma liga cujas diferentes composições determinam sua cor – branca, amarela, rosa - e quilatagem. O ouro mais usualmente empregado para joias é o 18K, composto por 750 partes de ouro puro e 250 de outros metais complementares, pois apresenta o melhor equilíbrio entre durabilidade e maleabilidade necessária para moldar anéis, brincos, colares e pulseiras. Por conta desta maleabilidade, o ouro é um material sensível a agressões externas, que podem alterar seu formato e sua textura. Na forma final das joias, seu acabamento pode ganhar superfície polida, extremamente brilhante, ou acetinada, com aparência fosca. O tempo de uso e os impactos sobre as joias podem causar marcas de uso sobre esta superfície, que são naturais. Recomenda-se cuidado na manutenção e utilização da joia em ouro, tanto no pouco uso ou armazenamento irregular, que pode levar a oxidação – escurecimento da peça –, como na exposição a produtos químicos e/ou de higiene diária. Para limpeza de joias de ouro, recomenda-se que seja realizada apenas com uma flanela macia e seca no dia a dia, para evitar maiores alterações.

Ouro branco
A cor do ouro branco em seu estado puro é na verdade, um pouco cinza amarelado. O aspecto brilhante e tom prateado característicos das joias de ouro branco são obtidos através de
um procedimento chamado banho de ródio, que as deixa com cor clara, uniforme e brilhante. O uso frequente das joias faz com que este banho se desgaste com o tempo, alterando sua cor e brilho. Por isso, é recomendada realização de manutenção periódica nessas peças, a fim de restaurar suas características originais.

Diamantes
Para conservar os diamantes em bom estado, é preciso que estes estejam sempre limpos. Como esta pedra tem, por natureza, a propriedade de aderir às substâncias gordurosas, elas são rapidamente afetadas quando entram em contato com substâncias oleosas, tais como hidratantes, protetores solares, ou até mesmo a oleosidade natural da pele. Por isso, limpe uma vez por semana os diamantes que são usados diariamente, usando flanela úmida, sem nenhum produto químico. As joias com diamantes devem ser guardadas separadamente, em um tecido macio ou no bolso do saco de joias acolchoado. Se armazenada perto de outras peças, a pedra ou a armação de ouro pode ser arranhada e danificada.


Pérolas, madrepérolas e corais
Essas gemas orgânicas são sensíveis a ácidos, detergentes, perfumes, fixadores de cabelo, ultrassom e soluções utilizadas para limpeza de joias. Portanto, evite que esses produtos entrem em contato com a peça. Após o uso de joias com essas gemas, deve-se passar uma flanela macia umedecida com água para preservar o brilho e para retirar o resíduo de cremes, suor da pele ou maquiagem. Não use joias com pérolas, madrepérolas e corais em piscinas, praia ou no banho, pois o cloro, o sal e o vapor d’água são prejudiciais à sua estrutura. De tempos em tempos, aconselhamos que seja feita a manutenção do fio nos colares e pulseiras de pérola, prolongando a vida útil das mesmas, pois o fio resseca com o tempo, sendo necessária a reenfiação (troca do fio). Não exponha as gemas orgânicas ao calor do secador de cabelos, pois ele pode provocar rachaduras em suas superfícies.